Gratidão é um sentimento, uma atitude de reconhecimento, é avaliar algo que lhe trouxe benefícios.  O ato de agradecer é positivo, pois descarta as coisas negativas e os sentimentos ruins e foca sua emoção e sua atenção nas coisas boas. A gratidão é uma atitude simples, não exige de você muito tempo, não exige riqueza, não exige ajuda de outras pessoas, é algo que pode ser praticado sozinho, em seu interior, onde só você tem acesso! 

Em períodos como a Páscoa, o Natal, costumamos ser mais agradecidos, mas esta é uma atitude que deve ser mantida ao longo do ano, pois traz um impacto real na sua qualidade de vida. 

Quando pensamos em gratidão estamos falando também sobre agradecer um desconhecido que abriu uma porta pra você, agradecer um colega de trabalho. Esta atitude de gratidão” é importante para reconhecer a contribuição de outras pessoas na sua vida.

Você é uma pessoa que tem o hábito de agradecer ou é daquelas pessoas que está sempre reclamando do trabalho, das pessoas, da vida, do mundo, de tudo!? Talvez você não soubesse até ler este artigo, mas é comprovado cientificamente que o ato e o sentimento de gratidão podem trazer benefícios significativos para sua vida e para o seu bem-estar físico e mental.

Se você já é uma pessoa agradecida, continue mantendo este bom hábito, se você não é, trate de aprender a ser e tenha uma vida melhor!

O hábito de agradecer pode ser um aliado de da sua saúde!

Quando agradecemos por algo ou valorizamos pequenas coisas do dia a dia, há a ativação de uma região do cérebro conhecida como sistema de recompensas, havendo a liberação de dopamina e ocitocina, que é um hormônio responsável pela sensação de bem-estar e felicidade. Sendo assim, a gratidão pode de trazer benefícios como: 

  • Melhora a sensação de bem-estar e prazer;
  • Aumenta a autoestima;
  • Diminui o estresse e os sentimentos negativos, como raiva, angústia e medo, por exemplo;
  • Melhora o sistema imunológico;
  • Diminui a pressão sanguínea;

Entenda como tudo isso funciona e como você faz para obter estes benefícios lendo o artigo na íntegra! 

Um estudo publicado em abril de 2015 pela Associação de Psicologia Americana mostrou que pacientes que demonstravam mais gratidão apresentavam níveis menores de biomarcadores inflamatórios – que indicam a presença de alguma inflamação no organismo – relacionados à saúde cardíaca, além de melhor qualidade de sono, bom humor e menos fadiga.

Estudos de anos mostraram que ser grato não apenas reduz o stress como também pode desempenhar um papel importante na superação de traumas. Um estudo de 2006 publicado no Behavior Research and Therapy descobriu que veteranos de guerra do Vietnam que expressavam sentimentos de gratidão apresentavam taxas menores de Estresse Pós-Traumático. Outro estudo de 2003 publicado no Journal of Personality and Social Psychology apontou que a gratidão foi um dos principais responsáveis pela resiliência de pessoas que passaram pelo atentado de 11 de setembro.

“Uma boa prática é substituir o sentimento de auto-piedade (ter dó de si mesmo) pelo sentimento de gratidão. Uma vez entendido o sentimento da gratidão e permitido que ele se aprofunde em você, começará a se sentir grato por tudo. E, quanto mais grato você ficar, haverá menos queixas e menos resmungos. Uma vez desaparecidas as queixas, a infelicidade desaparecerá. Ela existe com as queixas, está enganchada nas queixas e na mente queixosa. A infelicidade é impossível com a gratidão. Esse é um dos segredos mais importantes a serem aprendidos.” Osho 

Quando nos sentimos agradecidos, por exemplo, pelas pessoas que estão perto de nós e pelos gestos de carinhos que recebemos nossa saúde mental também melhora. E essa relação pode ser percebida mesmo diante de situações adversas. É o que prova um estudo realizado por pesquisadores da Universidade para Mulheres do Mississipi e da Universidade da Caliórnia nos Estados Unidos.

A pesquisa foi realizada com pacientes que receberam órgãos através de transplante. Eles foram divididos em dois grupos, o primeiro manteria um diário com anotações sobre os efeitos colaterais da medicação, como se sentiam sobre a vida, quão próximos se sentiam das pessoas, e o que esperavam do dia seguinte, e o segundo, além das mesmas perguntas, também tinham que listar cinco coisas ou pessoas pelas quais eles eram gratos a cada dia e a razão deste sentimento. Depois de 21 dias a saúde mental e o bem-estar geral dos pacientes do grupo que tinha que listar as razões da sua gratidão estava melhor do que no começo do estudo, enquanto do outro grupo este nível caiu, além de reportarem uma perda de vitalidade. De acordo com os pesquisadores os pacientes do segundo grupo se beneficiaram da ação protetora que a gratidão traz ao corpo. A psicóloga Luciana Paiva completa dizendo que “pessoas gratas tendem a ver a vida de uma forma mais positiva, o que proporciona uma tranquilidade revigorante. Além disso, possuem menor índice de ansiedade e agressividade“.

Agora que você já conhece os efeitos maravilhosos que a gratidão pode lhe trazer, é hora de aplicar!! Agradeça e perceba que mudanças esta atitude trará para a sua vida!

FONTES:

https://www.minhavida.com.br/bem-estar/galerias/20341-cinco-beneficios-comprovados-cientificamente-de-ser-grato

https://opsicologoonline.com.br/os-7-beneficios-da-gratidao/

× WhastApp